NECROSE DE ARÉOLA OU NECROSE DO MAMILO, COMO ISSO PODE ACONTECER?!

NECROSE DE ARÉOLA OU NECROSE DO MAMILO, COMO ISSO PODE ACONTECER?! 

Necrose de aréola ou necrose do mamilo significam a morte por falta de circulação sanguínea da região dos mamilos, nas mamas.

Os mamilos são irrigados por vasos sanguíneos vindos de diversas áreas da região do tórax. Os principais vasos sanguíneos são aqueles originados pela circulação da derme e da região das costelas.

Qualquer motivo que leve à falta de circulação do sangue para a região dos mamilos, irá provocar a chamada NECROSE DO MAMILO. Isso pode ocorrer em apenas um dos lados, como bilateralmente.

Quais são os fatores que podem provocar a perda de circulação sanguínea no local dos mamilos?

  • Cirurgia mamária anterior, com corte pela aréola: Ou seja, toda cirurgia que já foi realizada em algum momento e necessitou cortes ao redor das aréolas pode provocar uma diminuição gradual da circulação sanguínea na região dos mamilos. Qualquer cirurgia posterior terá um risco maior de ocorrência de necrose das aréolas.
  • Tabagismo: O cigarro é – sabidamente – o principal fator que provoca a oclusão dos vasos sanguíneos no nosso corpo. Não apenas a região dos mamilos, mas todos os vasos sanguíneos irão sofrer com pessoas tabagistas. Quanto maior o grau de tabagismo, maiores as chances de ocorrência de necrose após uma cirurgia.
  • Diabetes: Tanto a diabetes como todo o tipo de alteração nos açucares circulantes no sangue são fatores para prejudicar a circulação sanguínea, e consequentemente levar a uma necrose.
  • Medicamentos: Existem determinados medicamentos que interferem na circulação do sangue. Seja por provocar sangramento maior, seja por provocar maior coagulação do sangue.
  • Doenças e distúrbios do sangue pré-existentes: Algumas pessoas nascem com problemas na circulação sanguínea sem saberem. São as chamadas doenças de nascimento ocultas, que muitas vezes descobrimos ao acaso por conta de uma cirurgia eletiva, ou mesmo um procedimento num consultório.
  • Mamas muito volumosas ou muito caídas: As cirurgias mamárias para redução das mamas (mamoplastia redutora) ou a cirurgia para “levantar” as mamas com ou sem o uso de próteses de silicone (mastopexia com próteses) pode (por si só!) levar à morte (necrose) das aréolas e mamilos. Isso se deve ao fato de haver a necessidade de grandes remoções de tecidos mamários (que nutriam as aréolas) ou pela simples mobilização de grandes distâncias que deverão percorrer os mamilos para ficarem na posição desejada.

Seja como for, a NECROSE DE ARÉOLA quando se instala já será evidente logo nos primeiros dias após a cirurgia mamária. A morte do mamilo pode ser total (quando toda a extensão do mamilo morre) ou parcial (quando apenas uma parte do mamilo sofrerá a necrose).

Após a instalação da necrose, possivelmente um desbridamento será necessário. Trata- se da retirada de todo o tecido desvitalizado. E isso pode ser feito no próprio consultório sob anestesia local.

Ao retirar todo o tecido desvitalizado, uma área cruente ficará no lugar. Uma “nova” cicatrização irá ocorrer no lugar gerando um novo tecido de granulação.

E somente após a instalação desse novo tecido – que chamamos de tecido de granulação – é que poderá ser tomada alguma decisão em relação à reconstrução da aréola.

A reconstrução pode ser feita por cirurgia com retalhos, ou com enxerto de pele proveniente de alguma localidade no corpo da paciente, ou ainda apenas o fechamento com a própria pele da mama adjacente e posterior tatuagem. Hoje existem excelentes resultados com tatuagens em três dimensões (3D).

 

 

Texto escrito pelo DR CARLOS J GASPAR JR Médico, Cirurgião Plástico (CRM-SP 140.676/ RQE 80.0003)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CLÍNICA UNYCA ESTÉTICA

Com o propósito de proporcionar a melhor experiência possível em cada momento de um procedimento estético – a clínica Unyca oferece uma estrutura ímpar para os nossos pacientes. Cada detalhe é pensado para que seu procedimento ou sua cirurgia plástica seja realizada da maneira como você sempre sonhou!

CONTATO

Telefone: (11) 98989-1032
E-mail: adm.unycaestetica@gmail.com
Endereço: Rua Ana Pereira Melo, 253, cjt 1010 – Osasco 
CEP: 06023-080

Rolar para cima