Consultas e exames feitos, chegou a hora tão esperada! A Cirurgia Plástica é o procedimento médico mais realizado no mundo, mas requer alguns cuidados para que o resultado seja o melhor possível.
Durante as consultas pré-operatórias, o Cirurgião Plástico deve orientar sobre os cuidados que o paciente deve ter antes e após a cirurgia. Esses cuidados mudam de acordo com a região a ser operada, mas em geral são:
Relatar TODOS os Medicamentos que Você Costuma Tomar de forma Contínua ou Esporadicamente.
Alguns medicamentos podem alterar o tempo de coagulação do sangue e por isso é muito importante que seu médico saiba sobre todos os medicamentos que você costuma usar, inclusive anticoncepcional, vitaminas, aspiras, remédios para gripe, homeopáticos, etc.
Interrompa o Fumo Antes e Depois da Cirurgia.
Fumar não faz bem em nenhuma época de nossas vidas, mas antes de uma cirurgia é ainda mais prejudicial, pois o cigarro afeta a cicatrização da pele e pode aumentar o risco de trombose.
Faça Repouso.
A escolha da época ideal para a realização de uma cirurgia plástica requer um estudo do tempo necessário para repouso absoluto e relativo. Algumas cirurgias requerem que o paciente passe de 30 a 40 dias sem dirigir ou pegar peso para que o tecido se recupere adequadamente. Atividades físicas devem ser suspensas até a autorização do médico. Cada caso sempre será individualizado pois a recuperação de cada pessoa é diferente.
Tenha um Ajudante.
Após a cirurgia é comum que fiquemos debilitados, pois nossos movimentos ficam restritos por um período de tempo, por isso é de suma importância ter alguém que acompanhe o paciente 24 horas durante as primeiras semanas ou até que ele esteja apto para realizar suas atividades normalmente. É importante lembrar que algumas cirurgias impedem que o paciente dirija ou levante peso. Quem tem crianças pequenas deve designar um cuidador para elas também, pois o paciente não poderá se curvar, abaixar ou pegá-las no colo.
Organize a sua casa
Antes de operar certifique-se de abastecer sua casa com alimentos e objetos necessários durante o repouso como: medicamentos solicitados pelo médico, travesseiros especiais, muitas toalhas e pijamas limpos, livros e itens de higiene pessoal. Agende o pagamento das suas contas e tenha alguém para cozinhar e auxiliar nas tarefas domésticas.
Utilize a Cinta Compressiva.
Algumas cirurgias requerem o uso de uma malha compressiva para que o resultado fique mais harmônico e não haja inchaço na região, além de ajudar na cicatrização e dar mais segurança nos movimentos. Use a cinta durante todo o período recomendado pelo médico.
Faça a Drenagem Linfática Pós-operatória
A drenagem linfática pós-operatória deve ser realizada por um profissional devidamente capacitado e experiente. A drenagem ajuda na eliminação dos líquidos retidos após a cirurgia, previne formação de fibroses que deixam o aspecto irregular na região operada e ainda ajuda no relaxamento dos músculos que costumam ficar tensos por causa da falta de mobilidade.
Evite Tomar Sol Após a Cirurgia
O sol costuma causar manchas na pele com hematomas, e deixar a cicatriz mais escura. Essas marcas podem ficar permanentemente, então evite a exposição solar durante 6 meses após a cirurgia para que a cicatriz fique a mais discreta possível.
Converse com o Seu Médico
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Cirurgião Plástico. Não tome qualquer medicamento sem avisá-lo e faça os retornos conforme o combinado.